segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Da realidade «provável»

Ao ler-se o estudo de Avaliação Ambiental Estratégica do PNBEPH, ainda que na diagonal, de imediato ressaltam as lacunas, as distorções, as omissões, as superficialidades. Mas a gente lê e não acredita. Como se apenas da má-fé ou da sobranceria pudessem reverter alguns dos enunciados. No Anexo do referido estudo referente à barragem de Padroselos escreve-se esta coisa espantosa: que «não foi confirmada a presença de qualquer espécie (…) com estatuto de conservação nacional elevado, embora seja provável a ocorrência de Enguia-europeia (Anguilla anguilla)».

Notável. Nenhum habitante de Gondiães ou de Seirós, ninguém que conheça minimamente estes troços de rio que vão desaparecer se o PNBEPH for mesmo por diante, nenhum deles, repete-se, ignora que o regato de Gondiães ou o rio Covas estão cheios de enguia-europeia… Tanto, imagine-se, que a comem, frita, em dias que não são necessariamente diferenciados…

O quanto não agradecerão estes campónios que venham agora uns especialistas em ambiente explicar-lhes que é «provável» que existam as enguias que realmente caçam enfiando as mãos nos buracos das pedras do rio…

Sem comentários: